Centro Ecológico Arroteias , Macieira de Sarnes

TIPOLOGIA
Planeamento Estrutural Regenerativo
Centro Ecológico Arroteias
Produção florestal, eco turismo, agricultura regenerativa.

  • Local: Macieira de Sarnes, Oliveira de Azeméis
  • Cliente: Privado
  • Data: 2017-2018
  • Extensão: 3,5 Ha.
CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL
O terreno é caracterizado por uma morfologia acentuada (declive médio de 10%), oferecendo no entanto boas oportunidades de gestão hidrológica.
Encontra-se numa encosta virada a Oeste, exposto em consequência a ventos dominantes frios e húmidos do sector Norte e Noroeste.
A nível de vegetação, a propriedade apresenta um coberto vegetal bastante denso, com predominância de pinheiro bravo (Pinus pinaster) e feto-comum (Pteridium aquilinum) as quais são ponctuadas por manchas de carvalhos roble, cerquinho e negral (Quercus sp.), castanheiros (Castanea sativa), urzes (Erica sp.) e sanguinho-das-sebes (Rhamnus alaternus).
Destaca-se a presença de líquenes fruticulosos, os quais são bio-indicadores de um ambiente preservado da poluição atmosférica.

RESUMO
No Centro Ecológico Arroteias, pretende-se a realizar diversas actividades produtivas complementares, em modo eco-regenerativo: produção agrícola/silvicultura/pecuária familiar e turística, eco-turismo (edificado ligeiro), recepção de eventos/workshops, criação de cães de raça, aproveitamento dos recursos presentes.
A quinta inclui a habitação principal dos proprietários, pelo que o objectivo passou pela integração harmoniosa, não só a nível dos ecossistemas naturais, mas também a nível de pólos de actividades diferentes e suas particularidades intrínsecas.

Esta proposta de planeamento visa fornecer as orientações para o estabelecimento e desenvolvimento desta quinta familiar poli-produtiva, servindo de base para o seu estabelecimento futuro, sempre em estreita harmonia com a natureza e o meio envolvente.


ELEMENTOS/OBJECTIVOS DO PLANEAMENTO

  • Zoneamento:
    Edificado: habitação própria; zona do edificado turístico (áreas de apoio como cozinha comunitária, esplanada, wc’s e balneários, piscina biológica, observatório, fiot-ETAR,…); estaleiro de apoio à agricultura; zona didáctica (zona de apoio ao turismo com circuito de lazer p./ adultos e crianças); recepção técnica e estacionamento; zona para tendas; canil;
    Produção regenerativa: Horta de zona1 (896m2);  Pomar misto em modo intensivo (2959m2) de zona3; Àrea de produção de cogumelos e frutos do bosque (5731m2); Silvicultura mista regenerativa de zona4 (5186m2); Viveiro florestal;
  • Controlo de invasivas: técnicas e plano de gestão de um povoamento de acácias (643m2);
  • Design da rede de infraestruturas e acessos relativos ao edificado e às produções : saneamento, rede eléctrica, comunicações;
  • Design hídrico: gestão da água na paisagem, controlo de erosão, armazenamento (charcas, cisternas);
  • Planeamento esquemático das produções segundo os princípios do Design de Permacultura, design Key-line, Agricultura Regenerativa;
  • Plano de gestão da biomassa: a elevada densidade dum coberto vegetal susceptível aos incêndios num projecto onde se pretendem desenvolver actividades sociais e turísticas requer uma especial atenção, de forma a salvaguardar e prevenir riscos: medidas de redução de carga biomassa/combustível foram definidas para a propriedade, de forma a equilibrar o rácio de material combustível por um coberto de menor manutenção, e baixa combustibilidade, ao mesmo tempo que se aumenta a fertilidade do solo e o controlo da erosão.
  • Planeamento das infraestruturas ecológicas: sebes protectoras (corta-vento; controlo de erosão; intra-parcelares; privacidade; etc.); prados e estruturas de controlo de erosão; vegetação e recuperação de linhas de água; etc.

 

SINGULARIDADES

  • Presença de espécies “invasivas”;
  • Alta densidade de biomassa com alta combustibilidade (Pinus pinaster).

 

2 Responses

  1. Boa noite. Quercus faginea em Oliveira de Azeméis? Têm a certeza da identificação? Cumprimentos, tudo de bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo