Terracrua Design Permacultura Blog | PDC – Curso de Design de Permacultura, Loulé Maio 2017
195
single,single-post,postid-195,single-format-standard,styles,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive
17352534_1536379066396752_1691115987895568050_n

PDC – Curso de Design de Permacultura, Loulé Maio 2017

Curso de Design de Permacultura, gratuito, em Loulé!

Esta iniciativa tem o intuito de promover e sensibilizar a população do Concelho de Loulé, para as possibilidades que o design de permacultura pode trazer na melhoria da qualidade de vida da população, na criação de hortas, pomares, gestão de desperdícios, energia, e muito mais. O limite é a nossa imaginação!

– O quê: Curso de Design de Permacultura;
– Quem: Sílvia Floresta, Orlando Pereira e Tiago Silva;
– Onde: Local a confirmar, em Loulé;
– Quando: 15 a 27 de Maio de 2017;
– Quanto: Grátis (com o apoio do Município de Loulé);
– Para quem: Habitantes do Concelho de Loulé, promotores de projectos agrícolas/florestais locais, empreendedores ecológicos, membros de associações locais e funcionários públicos de Loulé, desempregados;

Inscrições abertas, através do mail pdc@terracrua.org, ou pelo telefone 289416143 (das 10 ás 17h);

O que é Design de Permacultura?
A permacultura nasceu nos anos 70, do trabalho de Bill Mollison e David Holmgren. A palavra permacultura é a combinação dos termos “cultura permanente” e “agricultura permanente”.

Perguntamo-nos todos os dias: como podemos satisfazer as nossas necessidades? A permacultura coloca uma questão mais abrangente: Como vamos satisfazer as nossas necessidades como indivíduos, famílias e comunidades, ao mesmo tempo que cuidamos da saúde da Natureza, dos seus ecossistemas e das diferentes espécies que os compõem.

A permacultura é para todos. Somos parte da solução.
Na permacultura, olhamos de perto para como a Natureza funciona, estudamos as diferentes interligações e interdependências entre as plantas, árvores, insectos, pássaros, pessoas, solos, etc.

Conhecer estas ligações, permite-nos tomar decisões que melhoram a nossa qualidade de vida e a da Natureza que nos rodeia.

Nós não podemos viver neste planeta, sem causar algum tipo de impacto. Consumimos recursos e produtos que vêm de longe, geramos imenso desperdício e degradamos a saúde da Natureza. A saúde dos rios e ribeiras, a saúde dos solos, das plantas, animais e claro, a nossa saúde também.

Com a permacultura, podemos optimizar o nosso impacto e alinhar a nossa criatividade com as nossas ações e regenerar a Natureza e as nossas vidas.

Uma nova forma de olhar para o mundo:
Estudos recentes, indicam que os nossos pensamentos negativos influenciam o funcionamento do nosso cérebro e ‘adormecem’ as partes do nosso cérebro que inventam, desenham e resolvem problemas. Se a nossa mente, estiver a transbordar de ideias tristes e negativas, torna-se muito difícil encontrar soluções para os desafios sociais, ecológicos e económicos que enfrentamos hoje em dia.
Na permacultura, observamos de perto a Natureza e como ela funciona. Na Natureza qualquer distúrbio ou “crise” traz consigo novos ciclos, nichos e oportunidades para espécies de plantas e animais se desenvolverem.

A permacultura ajuda-nos a fazer o mesmo com os nossos desafios. A perceber o problema e logo ver as possibilidades para o resolver. Com prática torna-se muito mais fácil lidar com problemas e resolvê-los.

A permacultura é multi-disciplinar:
A permacultura é design, é engenharia, física, biologia, antropologia e arquitectura combinados num só. Obviamente não nos tornamos ‘experts’ em todos estes campos só estudando permacultura, mas é possível adquirir bases sólidas, nestas disciplinas ao mesmo tempo que ganhamos perspectivas de como nós seres humanos nos encaixamos neste planeta.
Com estas bases abrangentes, é possível começar a desenhar à volta das nossas necessidades da nossa vida, enquanto criamos uma mudança positiva.

“A melhor maneira de prever o futuro, é desenhá-lo”
Buckminster Fuller, visionário, designer, arquitecto, inventor e escritor americano.

Curso de Design de Permacultura:
O Curso de Design em Permacultura – PDC, é uma imersão intensiva no universo da Permacultura.

Este curso destina-se a apoiar os alunos a desenvolverem uma compreensão dos princípios básicos de design ecológico e regenerativo, e com a aplicação deste conhecimento poderem redesenhar comunidades e assentamentos humanos de acordo com as regras da natureza.
O objectivo principal deste curso de design, é o desenvolvimento de capacidades de designs eficazes através da aplicação prática de conhecimentos e ferramentas. Esta é a oportunidade de aprender, através da participação num verdadeiro processo de design em comunidade. O Curso, cumpre o formato tradicional de 2 semanas (intensivo) com 1 dia livre (mais de 90 horas) criado por Bill Mollison, combinando aulas práticas (40%), teóricas, passeios no campo, jogos interactivos, actividades dinâmicas, partilha de experiências, vivência comunitária e muito mais. Este formato, permite mergulhar nos princípios de design em Permacultura, que serão aplicados e apresentados pelos alunos nos trabalhos de design final. Para terem direito ao certificado os participantes terão de assistir a 80% do curso.

Este curso tem como base os 14 capítulos do livro “Permaculture : A Designers Manual”, de Bill Mollison.
Alguns dos temas a serem abordados neste curso:

– Princípios e éticas da Permacultura;
– Ler a paisagem. Observação dos padrões e ciclos da natureza;
– Princípios dos ecossistemas, clima e biogeografia aplicados na Permacultura;
– Princípios de Design: Processo de análise, zonas, plano energético eficiente, etc.;
– Identificação de recursos. Água no meio envolvente, recolha e conservação de água, energia solar, etc.;
– Construindo solo saudável: base da estrutura do solo, textura, etc. Estratégias para melhoramento de solos usando adubos verdes, composto, alfombra (mulch), controlo da erosão;
– Estabelecendo horta em Permacultura, florestas de alimentos – como seleccionar e manter estes sistemas. “ Como produzir mais alimento em pouco espaço” (método bio- intensivo);
– Recolha e conservação de sementes;
– Design de barreiras contra ventos / fogos;
– Habitações / abrigos saudáveis: selecionando lugar para a casa. Materiais não tóxicos. Sistemas de construção natural;
– Tecnologias apropriadas: Casas de banho secas, desidratadores solares, Fornos e fogões em barro (Cob), energias alternativas, reciclagem de materiais;
– Introdução ao design de comunidades sustentáveis e eco-vilas. Sistemas de organização em grupo.
Economia alternativa, estratégias para uma nação global.

Este curso é gratuito, mas requer inscrição prévia.
Inscrições abertas, através do mail pdc@terracrua.org, ou pelo telefone 289416143 (das 10 ás 17h);

No Comments

Post a Comment