Quinta da fonte v3-Zoneamento

PG03 – PLANEAMENTO DE EMERGÊNCIA PÓS FOGO E DESIGN ESTRUTURAL NA QUINTA DA FONTE, FIGUEIRÓ DOS VINHOS

É na sequência do nosso trabalho pro bono para a zona afectada pelos grandes incêndios de Julho em Pedrogão Grande, que desenvolvemos este projecto, para uma quinta na zona de Figueiró dos Vinhos.

19274858_10155471681952990_6305080577091279844_nApós o incêndio, sobraram as árvores resistentes ao fogo, castanheiros, carvalhos, oliveiras, entre outras.

Trata-se de uma quinta vocacionada para turismo e camping rural, que foi bastante referenciada ultimamente, pois aqui foi evidente que castanheiros, carvalhos e oliveiras “travam” incêndios florestais, ao contrário dos eucaliptos e pinheiros em monoculturas.

Este projecto foi elaborado em cima de uma planta de localização e não um levantamento topográfico, o que naturalmente tira possibilidade de design a detalhe. Os documentos abaixo, são linhas orientadoras, para ajudar os proprietários a tomar decisões relativamente aos próximos passos a dar na propriedade, antes das chuvas que podem provocar danos a nível de erosão e até deslizamentos de terras.

Quinta da fonte v3-ZoneamentoMapa de zoneamento, plano geral. (*.pdf em baixo)

O foco neste projecto foi realmente o zoneamento das diferentes possibilidades a nível de produção (zonas 2 e 3), floresta de gestão (zona 4), floresta de protecção (zona 5), assentes numa matriz de hidratação da paisagem.

As charcas temporárias em rede, articuladas por uma rede de terraças em contorno, possibiltam o aumento da área de cultivo, e até a criação de um sistema de combate a incendios, se a este modelo adicionarmos algumas cisternas nas zonas altas.

Neste momento, os proprietários preparam-se para intervir, só aguardam as linhas orientadoras que agora partilhamos.

Aqui estão um conjunto de ficheiros, que dão uma visão geral do que se pode e deve fazer, quer ao nível das intervenções pós fogo, quer a nível de criar uma estrutura permanente que mitiga a erosão e prepara o terreno para as plantações.

  1. Mapa de zoneamento e intervenções: Quinta da fonte v3-Zoneamento
  2. Corte/perfil: Quinta da fonte v3-Corte WEB com logo.compressed
  3. Cronograma de gestão dos solos e biomassa: Cronograma de intervenção pós incendios terracrua 2017
  4. Modelo de “gestão de combustivel” para zonas habitadas: Faixa de gestão de combustivel-Corte sem logo

2 comentários a “PG03 – PLANEAMENTO DE EMERGÊNCIA PÓS FOGO E DESIGN ESTRUTURAL NA QUINTA DA FONTE, FIGUEIRÓ DOS VINHOS”

  1. Profissionalismo, rapidez e bom trabalho. A equipa Terracrua está a apoar e a colaborar pro bono com algumas quintas e projectos que foram extremamente afectados pelos fogos de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos e queria desde já deixar aqui o meu profundo agradecimento, pela qualidade e rapidez com que realizaram o projecto para a Quinta da Fonte. Um design bem estruturado, ainda que seja uma primeira análise e apenas com um mapa de localização. A cronologia apresentada também ajudara imenso os proprietários que poderão fazer as intervenções certas no tempo certo, mediante as suas possibilidades. O zoneamento faz todo o sentido, seguindo princípios de Permacultura e apresentando uma lista de árvores, arbustos e outros adequados a prevenção de fogos e a manutenção a longo prazo. Para mim, este tipo de design e planeamento é o que faz todo o sentido como solução e resposta aos fogos que tem devastado este país, bem como para prevenção para que mais desastres nao venham a acontecer.Bem haja a toda a Equipa Terracrua é que continuem o vosso bom trabalho.

  2. Gratidão à Terracrua pelo seu trabalho e empenho em prole da Grande Mãe. Continuem O Bom Camiño! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *