Sessões gratuitas sobre intervenções pós fogo, Monchique

É com muito agrado que no próximo dia 18 de Setembro, e em parceria com a Confagri e Ajuda Monchique, realizamos as nossas sessões de aconselhamento em intervenção pós fogo e planeamento estrutural, na Cooperativa Agrícola de Monchique, de forma a auxiliar proprietários cujos terrenos e explorações agrícolas foram afectados pelo incêndio do passado mês de agosto de 2018.

Esta iniciativa tem o intuito de promover, sensibilizar e responder às necessidades das populações, focando-se em técnicas específicas a situações pós-fogo, que possibilitam a aceleração da sucessão natural, e a regeneração ecológica.

Após uma catástrofe como um incêndio florestal, há que recomeçar, muitas vezes do zero; mas acima de tudo, cabe-nos hoje, com toda a informação e tecnologia disponivel, planear para que da próxima vez que acontecer, nós e as nossas quintas ou terrenos, estejamos melhor preparados para lidar com o fogo, tanto durante, como após.

 

Temos hoje algumas facilidades, que nos permitem instalar sistemas de água e rega muito mais eficientes. Temos formas de moldar a paisagem, para que um problema como a erosão hidrica, torne-se um aliado na construção de solos. Podemos instalar muitas espécies de plantas estruturais em sebes ou florestas de protecção, que minimizam o efeito dos ventos, assim como reduzem o impacto com que o fogo atinge as nossas quintas. É prefeitamente viável instalar sistemas de combate a incêndios na nossa propriedade, descentralizados, e que funcionam desligados das redes de água e energia nacionais. É possivel, e desejável, integrar gado na manutenção dos espaços, para reduzir a biomassa “combustivel”. E ainda melhor, é realista integrar todas estas vertentes, em modelos de produção agrosilvopastoris, que vão além da sustentabilidade, que são regenerativos, e que aumentam a quantidade de água disponivel, e constroem solos saudáveis.

 

Se é um dos muitos proprietários afectados pelo ultimo grande incêndio da serra de Monchique e pretende algum auxilio na forma de aconselhamento prático e objectivo, sobre como reestruturar a sua quinta ou exploração agropecuária; se pretende reduzir custos a longo prazo com intervenções inteligentes no terreno;

 

Venha conhecer “outras maneiras de fazer as coisas”, que tornam os problemas em soluções!

  • Planeamos modelações de terreno (swales, valas, terraças) para enquadrar as futuras plantações de florestas ou pomares;
  • Planeamos a integração das estradas e acessos como ferramentas na captura de chuva para as charcas/barragens;
  • Planeamos sistemas de infraestruturas de água, águas residuais e energia;
  • Planeamos sistemas de produção mistos, florestais ou frutícolas;
  • Planeamos sistemas de gestão holistico de gado;
  • E muito mais, tudo num contexto de hidratação da paisagem, aumento da fertilidade dos solos e valorização de recursos naturais!

 

 

Preencha já o nosso formulário e reserve a sua sessão para dia 18 de Setembro, na Cooperativa Agrícola de Monchique.

 

 

4 Responses

  1. Our water sources (in house and irrigation) are springs and water mines on our land, but since the fire, we have less water coming out. We need help with fixing water mines and solving water problems. Also, much of our land has burnt, and we need to slow the water down the slopes when it rains.

  2. Boa tarde, fui uma das afectadas pelo fogo e familiares meus directos.
    Era me extremamente importante assistir a esta reunião mas não estou a conseguir fazer a inscrição.
    Posso ir na mesma?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo