herio1

Trabalhos pós fogo na Quinta do Hério!

A Quinta do Hério é um projecto familiar de auto suficiência, seguindo os principios e éticas da Permacultura.  Ambicionam entre outras coisas, gerir e tirar usufruto de uma floresta bem gerida, em policultura, e a criação de agrofloresta em toda a propriedade que compraram há 3 anos, a curta distância de Alvares, e á beira de uma ribeira que corre todo o ano.

Alvares foi um dos locais bastante afetados pelos incêndios, sendo que a paisagem ficou praticamente toda incinerada pela passagem do fogo.

A Terracrua prestou apoio no planeamento pós fogo, e aproveitar o “começar do zero”, para se implementar um sistema resiliente e produtivo.

Aqui ficam umas fotos dos trabalhos, corte e deposição dos troncos queimados, e a construção de terraças, ambas as acções em contorno/curva de nivel.

Aqui fica um abraço forte para a familia, e que continuem sempre bravos e a andar para a frente!

herio2herio3herio4herio1herio7herio5

 

Fruto da parceria entre a Terracrua e a Quinta Do Hério, em Setembro de 2017 iniciámos os primeiros trabalhos estruturais pós fogo.

Construção das terraças que futuramente serão zona4 (gestão florestal) e zona5 (floresta de protecção), assim como trabalhos paralelos de corte e deposição dos pinheiros e eucaliptos ardidos, em curva de nível (contorno).

Ambas as técnicas são parte de um conjunto de estratégias que visa a mitigação da erosão e a hidratação da paisagem.

O impacto visual após a construção das terraças é facilmente reduzido, se as sementeiras de outono forem bem feitas, e se a chuva ajudar.”

 

 

Nota: Qualquer trabalho de modulação de paisagem (vala e combro, terraças, swales, charcas, preparações de terreno) devem ser procedidas de sementeiras para cobertura de solo, com uma mistura apropriada de várias espécies e extratos.

 

2 comentários a “Trabalhos pós fogo na Quinta do Hério!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *