Equipa

Nuno Mamede

Após mais dez anos de experiência na produção agrícola em modo biológico, concluiu um curso de design em permacultura com a Lesley Martin, seguido de formações com a Rosemary Morrow e a Jillian Hovey; experiências estas que vieram a confirmar definitivamente tudo aquilo que já intuía.

Com a sua experiência de terreno na área da produção agrícola, apaixonado pelo estudo da topografia, das paisagens e dos sistemas ecológicos, fundou em 2015 a empresa Terracrua – Paisagem Prometida, após um período de cinco anos em que a Terracrua agiu como um colectivo informal.

Actua hoje como consultor, designer e gestor de projectos ecológicos regenerativos.

Facilitou anteriormente, cursos de ecoconstrução e intervém pontualmente em formações no país todo, sobre o tema da regeneração ecológica, florestal, estratégias pós-fogo e catástrofes.

Sara Ruth

Trabalha há 20 anos, na área do secretariado e assessoria de administração, com vários cursos e formações na área administrativa, logística, consultoria, contabilidade e Marketing.

Juntou-se à equipa da Terracrua em 2016, aceitando o desafio do desconhecimento da área, mas que num instante se integrou e se envolveu no projecto.

As suas funções na Terracrua, estão centralizadas no suporte à gestão financeira, apoio aos trabalhos de consultoria e desenvolvimento de competências na área económica, com foco no desenvolvimento de ferramentas internas de análise económica.

Responsável pelas tarefas administrativas e apoio na logística e comunicação dos projectos envolvidos da Terracrua.

André Mestre

Arquiteto paisagista de formação (UALg e ISA, 2012), trabalhou por conta própria na aplicação da sua tese universitária: produção e negócio de plantas aquáticas e desenvolveu ainda projectos de aquaponia, hidroponia, estufas e tanques de ferrocimento, projectos que continua até hoje.

Estagiou no departamento DAEPT da Câmara Municipal de Loulé e em 2016, juntou-se à equipa da Terracrua como projectista, arquitecto paisagista e designer de projectos ecológicos regenerativos.

Mélanie Vairinhos

Trabalhou desde 2010, em diversas quintas de produção hortícola e/ou pecuária no norte da Europa e em Portugal e concluiu o PDC em 2012, na Bélgica, onde também se formou à agricultura biodinâmica.

Em 2017, juntou-se à equipa da Terracrua, como assistente de design ecológico regenerativo, contribuindo ainda em projectos que requerem a perspectiva da arte do Feng-Shui, que aprendeu por paixão e em que se está actualmente formando.

Joana Martinho

Formada em Arquitectura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia (2012), onde realizou a sua tese dedicada ao tema do Design Participativo, conta com 5 anos de experiência em projectos de grande e pequena escala.

Trabalhou como coordenadora de projectos inseridos num programa de voluntariado jovem no Parque Natural de Sintra-Cascais no qual teve a oportunidade de trabalhar com técnicas de construção tradicional, regeneração de sistemas dunares, manutenção de áreas florestais bem como no banco de sementes de vegetação autóctone do Parque envolvendo-se em todo o processo de recolha das sementes e propagação das espécies para futura replantação no PNSC.

Em 2014 realizou um curso de introdução à Permacultura com a Lesley Martin. Juntou-se à equipa da Terracrua em 2017 como projectista, arquitecta paisagista e designer de projectos ecológicos regenerativos.

Miguel Pereira

Formado em Permacultura, Bioconstrução e Construção Sustentável em 2007 no IPEC Brasil. Começou desde então, a prestar serviços de bioconstrução, desenvolvimento de sistemas de aquecimento alternativos e conjugados, construção e montagem de painéis solares térmicos e sanitários secos sueco.

Trabalhou ainda como coordenador geral de montagem para o Festival Boom (bio-construções definitivas e temporárias, sistemas de distribuição de água e electricidade,...)

Facilitou formações nas áreas da eco-construção: tanques ferrocimento, sanitários secos, sistemas de aquecimento termo-solar e biodigestores, etc. principalmente no norte e centro de Portugal.

Actua na Terracrua como coordenador de implementações, operador de máquinas e implementador de projectos de construção e bio-construção (ferrocimento, pedra seca, argila, fornos a lenha, etc...).

Fábio Ferreira

Trabalhou no ramo da restauração, antes de perceber que rapidamente precisava de uma função mais significativa na sua vida...

Em 2015, conheceu a Terracrua e "foi como amor à primeira vista", faz parte da equipa desde 2016, desempenhando as funções de implementador e suporte técnico dos projectos.

Carla Pereira

Contabilista Certificada e consultora Fiscal por conta própria, integrou durante quase uma década os quadros do sector empresarial algarvio ligado a actividades de citricultura; gestão de imóveis; e, Alojamento Local.

É licenciada em Economia, pós-graduada em Gestão Empresarial e mais recentemente concluiu, com distinção, a parte curricular do Mestrado em Fiscalidade, pela Universidade do Algarve. Foi nesta instituição que no período 2005/06, cooperou na qualidade de bolseira de investigação científica na elaboração do “Contributo da Região do Algarve para o Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-13”, conforme protocolo entre CCDR e UALG.

Enquanto economista, elabora estudos de viabilidade económica e candidaturas a apoios comunitários. Defensora de uma agricultura mais saudável e sustentável, exerce também actividade em tempo parcial como agricultora biológica, mais especificamente na produção de azeite em solo algarvio.

Deve a ligação à terra ao seu pai, que dedicou os últimos 20 anos da sua vida à produção de gado em modo extensivo. Nesta vertente, conta com formações em Gestão de Empresa Agrícola e Produção em Modo Biológico, ambos pela CONFAGRI.

Pedro Prata

Natural da Guarda, biólogo de formação e amante da natureza, é um cientista apaixonado pelo laboratório da terra e da montanha.

Trabalha com sinergias entre cogumelos e permacultura, forest-gardening, prospecção e consultoria; no presente é também responsável pela iniciativa Rewilding no Oeste Ibérico e coordena a Associação Transumância e Natureza onde aplica os seus conhecimentos à regeneração de espaços selvagens e conservação de espécies e habitats ameaçados, na Reserva da Faia Brava.

Intervém na Terracrua como consultor, designer e especialista em micologia.

Praça da República, 44, São Clemente, 8100-269, Loulé
+351 289 416 143 | geral@terracrua.org
Terracrua - Paisagem Prometida, Unipessoal, Lda. - NIF: 513 559 493
Copyrights © 2017 All Rights Reserved by TerraCrua